Foto do Motor Volkswagen com Caixa de Redução e com Turbo

Voltar   E-mail

Redutor para Volkswagen usando Engrenagens

     Repare que a caixa foi colocada no melhor local possível, ou seja, onde o cambio do carro é fixado. Repare o motor de partida e a cremalheira de partida. A caixa foi fixada junto. Há também um depósito de óleo que com certeza não atinge a cremalheira de partida senão o óleo vaza pelo motor de partida. Há também dois carburadores e dois tubos de admissão. Esse motor foi preparado para ser colocado em um ultraleve avançado.
     Repare que o eixo do motor gira no sentido anti-horário e o redutor é de engrenagens comuns logo a hélice gira no sentido horário.
     A especificação deste motor e mais fotos do motor e do avião que o utiliza estão em Inpaer
     Parabéns a Inpaer pelo projeto e construção do aparelho e do redutor.


Redutor para Volkswagen usando Engrenagens

     Este Trike utiliza um motor VW com redutor feito com engrenagens. Existe um vídeo no Youtube mostrando esse trike voando. A caixa foi fixada no local onde o cambio é fixado. Existe um radiador de óleo para ajudar a refrigerar o motor. Parabéns a VW Trike pelo projeto e construção do aparelho e do redutor.


     Esta outra foto mostra o mesmo trike acima e a solução muito engenhosa para ajudar a refrigerar o motor. Uma ventoinha gira junto com o eixo do motor e existe uma canalização para o ar circular entre as camisas do motor. Parabéns a VW Trike pela idéia e construção deste sistema de refrigeração.


     Esta foto mostra um motor Volkswagen com o mesmo tipo de redutor por engrenagem usado no Trike e colocado em um ultraleve. Também foi feito pela VW Trike. Parabéns a VW Trike pela construção do aparelho. Existe um vídeo no Youtube mostrando esse aparelho voando.




Redutor para Volkswagen usando Engrenagens colocado num Ultraleve Avançado

     Este redutor foi construído com engrenagens para uso num motor VW modificado. Foi feito pela Aerotec. Parabéns a Aerotec pelo projeto e construção do aparelho e do redutor.

Repare o radiador de óleo para ajudar a refrigerar o motor.



Veja o motor de lado:



Veja o ultraleve avançado que utiliza este redutor:




Redutor para Volkswagen 1600 usando engrenagens

     Este redutor foi construído com engrenagens pelo senhor Marcos Drem para uso no motor Volkswagen 1600. Repare que o redutor ficou bem compacto. Parabéns ao senhor Marcos Drem pelo projeto e construção do redutor.




Redutor para BMW R1100S usando Engrenagens colocado num Ultraleve Avançado

     Este redutor foi construído com engrenagens para uso no motor da Motocicleta BMW R1100S. O motor de motocicleta já é projetado para girar em RPM elevado isso facilita construir um redutor que reduz muito, este por exemplo, é de 3,46 para 1. Repare que existe um radiador e um canal para ajudar a refrigerar o motor. Este motor foi colocado num ultraleve avançado o que demonstra que ele tem força mesmo. Parabéns ao projetista do redutor e do aparelho.



Veja o ultraleve avançado que utiliza este redutor:




Redutor para o Motor Subaru usando Engrenagens

     Esta foto foi copiada do site Air Trikes e foi tirada nos Estados Unidos. Este site mostra vários tipos de motores e caixa de redução eu recomendo você visitar este site. O motor Subaru e o motor Suzuki não são comuns no Brasil. Esse motor tem carcaça de alumínio e é refrigerado a água. Ou seja, é leve, pequeno, potente e não esquenta. Espero que esses motores apareçam aqui no Brasil em breve.




Redutor para Volkswagen construído com Correia Dentada


     Este redutor foi feito pelo Senhor Rogério Maria. Ele leu o meu trabalho sobre redutores e construiu um redutor usando correia dentada. Repare que o redutor foi acoplado no lado do motor onde fica a bomba de óleo. Este motor está virado com a frente sendo o lado da bomba de óleo, logo o motor gira no sentido horário, a hélice gira no sentido horário também porque o redutor é por correia. Repare como o redutor foi fixado no motor. Isto prova que o redutor para Volkswagen pode ser feito por correia dentada também!
     Neste tipo de redutor existe uma tendência da correia ficar puxando a polia menor para cima. Isso pode causar problema no eixo do motor e dentro do motor. Para resolver isso o acoplamento do redutor deve passar por um rolamento preso na estrutura do motor de maneira que a força que a correia faz fica em cima do rolamento e não puxa o eixo do motor para cima. É exatamente isso que esse redutor faz, o eixo do motor passa dentro de um rolamento na estrutura do redutor e está preso na estrutura do aparelho, a polia menor é acoplada no eixo depois do rolamento então a força que a correia faz para puxar o eixo para cima fica em cima do rolamento e não afeta o eixo do motor que gira livre.
     Este redutor é de 1,8 para 1 o motor é um VW 2.3 modificado, a correia é uma Optbelt Omega B.
     Parabéns ao Senhor Rogério Maria pela construção do redutor, pela preparação do motor e pelo projeto e construção do aparelho.

Veja detalhes do redutor:




Redutor para Volkswagen construído com Correia Dentada

     Este redutor foi construído pela VW Trike e foi colocado num trike usando o motor Volkswagen, repare que existe um radiador de óleo para ajudar a refrigerar o motor. Repare que a polia menor foi ligada diretamente no eixo do motor sem passar por um rolamento externo. Segundo me informaram isso nunca deu problema no eixo do motor, no entanto, seria melhor colocar um rolamento externo preso na estrutura do aparelho assim a força que a correia faz de puxar a polia menor para cima fica descarregada no rolamento e deixa o eixo do motor livre. Se não usar o rolamento externo então a força fica em cima do mancal do motor se ele for forte o suficiente ele suporta senão com o tempo ele se desgasta e transmite a força para o eixo do motor. A VW Trike me informou que usa este trike há mais de cinco anos e não existe sinal de desgaste no eixo do motor ou no mancal do eixo do motor o que demonstra que o mancal suporta a força que a correia faz de puxar a polia menor para cima. Esta força aparece quando a polia está girando e é devido à tração que a correia faz para girar a polia. Se você quiser entender essa força repare na corrente de uma bicicleta no momento que você pedala e verá a corrente tracionar e puxar a catraca para frente.

Parabéns a VW Trike pelo projeto e construção do redutor. Existe um vídeo no Youtube mostrando esse trike voando.



Veja o outro lado:




Redutor para Volkswagen 1600 construído com Correia Dentada

     Este redutor foi construído pelo senhor Marcos Drem para uso num motor Volkswagen 1600. Repare que existe um rolamento entre a estrutura do redutor e o eixo do motor isso evita que a correia puxe o eixo do motor para cima. Existe também um extensor de correia para ajustar a correia. Parabéns ao senhor Marcos Drem pelo projeto e construção do redutor.




Redutor para Suzuki construído com Correia Comum Tipo V

     Este redutor foi construído pelo senhor Márcio R. Dias. O motor é um Suzuki Swift 1.0 de 3 cilindros.
Este motor tem algumas características muito interessantes para usar em aviação, ele é pequeno, leve, potente, refrigerado a água e é confiável. Espero que estes motores fiquem mais populares no Brasil e sejam mais utilizados, talvez este motor consiga aposentar o motor Volkswagen 1600.
     Repare que o motor foi colocado para trabalhar deitado e por isso precisou adaptar o depósito de óleo do motor. Existem dois carburadores para alimentar os 3 cilindros. O redutor foi construído com correia comum tipo V, foi utilizado três correias para diminuir a força de tração em cada uma e evitar que a correia patine. Repare a cremalheira de partida, os furos servem para diminuir o momento de inércia e o peso do aparelho uma solução muito inteligente, o mesmo conceito foi utilizado na polia maior. Veja o radiador e o fluído para radiador que troca calor melhor do que a água e evita ferrugem.
     O aparelho é um ultraleve para duas pessoas, usa uma enorme hélice tri pá de fibra de carbono, isso demonstra que o motor tem força mesmo!!!
     Parabéns ao Senhor Márcio R. Dias pelo projeto e construção do redutor e pela preparação do motor.



Repare o tamanho da hélice tri pá e veja também que o motor está deitado.



Veja este motor colocado num Trike utilizando uma hélice comum.




Redutor para Suzuki G10 usando correia dentada

     Este redutor foi construído pelo senhor Marcos Drem utilizando uma correia dentada. Este motor é leve e refrigerado a água é outro modelo do motor Suzuki. Repare que existe um rolamento entre a estrutura do motor e o eixo do motor isso evita que a correia puxe o eixo do motor para cima. Parabéns ao senhor Marcos Drem pelo projeto e construção do redutor.




Redutor para motor AP usando correia dentada

     Este é o motor AP 2.0 usados no Santana e em outros automóveis. Utiliza uma correia dentada o que demonstra que ela suporta o torque deste motor que é bem maior do que o motor Volkswagen.
     Repare que o rolamento da polia menor está preso na estrutura do redutor isso evita que a correia puxe o eixo do motor para cima, esta é a maneira mais fácil de evitar este problema.
     Parabéns ao projetista deste redutor pela solução muito engenhosa.




Redutor para Rotax usando Correia Comum Tipo V


     Este é o motor Rotax 447 ligado com um varão a um redutor usando Correia Comum Tipo V. É utilizado quatro correias para diminuir a força em cada uma, isso evita que a correia patine. Este motor foi colocado em um ultraleve simples. Repare que o motor não utiliza a caixa de redução original do Rotax, foi feita uma adaptação para uso neste aparelho. Foi utilizado um varão para o motor ficar no Centro de Gravidade do Aparelho. O Redutor e a hélice ficam atrás da asa e não atrapalham o Centro de Gravidade do Aparelho.
     Este redutor foi possível ser construído com correia do tipo V porque este motor é fraco se comparado ao Volkswagen. Para o motor Volkswagen é necessário uma correia dentada mais forte.


Redutor para Rotax usando Correia Comum Tipo V

     Esta foto foi copiada do site Air Trikes e foi tirada nos Estados Unidos. É um trike usando o motor Rotax 447 com redutor usando correia comum tipo V. Repare que foi utilizado cinco correias para dividir a força e evitar que a correia patine. Repare que o Trike usa uma hélice tri pá. A polia menor está ligada direto no eixo do motor sem passar por um rolamento externo isso pode causar um problema no eixo do motor se o mancal do motor não suportar a força da correia puxando ele para baixo. Visite este site e veja mais fotos de aparelhos.




Motor Volkswagen usando Turbo

Detalhe do Turbo:



Detalhe do motor e do Turbo:


     Este Turbo foi adaptado a um motor Volkswagen 1600 para ser utilizado em um Trike. É um Turbo simples sem Intercooler. Existe um radiador de óleo para ajudar a refrigerar o motor, a hélice é de passo ajustável com o motor parado. É necessário ajustar a hélice para obter um melhor desempenho com a potência extra fornecida pelo Turbo.
     Este tipo de arranjo aumenta a potência do motor é necessário medir as novas especificações do motor e instalar um medidor de velocidade para não atingir a VNE do aparelho. O cuidado com a velocidade é fundamental porque maior potência significa maior velocidade.


Motor Rotax

     Este é o Motor Rotax 582 tem 2 cilindros e 2 velas por cilindro e 580 cilindradas repare que a caixa de redução já está acoplada no motor. Este motor é pequeno e leve (28 Kg) e também é caro. Graças à caixa de redução este motor fornece um torque para a hélice igual ao de um motor 2.0 do Santana!!! Isto prova que redutor é tecnologia.
Este tipo de motor é utilizado em ultraleves e trikes.


     Este é o Motor Rotax 912 tem 4 cilindros em Boxer semelhante ao motor Volkswagen, repare que a caixa de redução já está acoplada ao motor. Este tipo de motor é utilizado em ultraleves avançados.


     Este é o Motor Rotax 914 tem 4 cilindros em Boxer semelhante ao motor Volkswagen. Repare que este motor utiliza um Turbo e que a caixa de redução já está acoplada no motor. Note que este motor é muito parecido com o Rotax 912 e que a grande diferença é o Turbo. Este tipo de motor é utilizado em ultraleves avançados.




     Se você tiver mais alguma outra foto de outro motor que utilize redutor ou turbo, por favor, me envie que eu coloco nesta página e te dou o crédito do projeto e da foto.
     Existem 28 fotos publicadas nesta página.


  Mail para:

adriano.antonio.lima@bol.com.br

aall45@ig.com.br